quarta-feira, 18 de março de 2009

DROGAS = VIDA EM PRETO E BRANCO ( DETETIVE BARRETO)



Descrição
APRESENTAÇÃO


Com a realização deste projeto, esperamos que sirva para nós ampliarem nossos conhecimentos da quantidade de drogas que nos rodeia no dia-a-dia mas, que também, não se envolva neste mundo de perdição e falsidade que é a busca do prazer e a mudança de situação financeira fácil.
Vivendo a revolução tecnológica do mundo atual, nos permitem várias informações e até mesmo, como preparar as drogas para torná-las mais forte, isso gera mudanças no pensamento e comportamento humano no qual surge novas aventuras. Isso exige não só dos educadores mas, de toda a comunidade uma nova postura para despertar prevenção e até uma possível solução ou reflexão da situação.
A execução deste projeto "Viva sem Drogas e Viva Melhor" é conscientizar os alunos da 4ª série "B" do turno vespertino da Escola Estadual Edmo Teixeira o perigo das drogas na vida das pessoas e que os tornem multiplicadores para ajudarem quem estiver precisando de ajuda. Só assim podemos construir um mundo com mais justiça social e respeito.

Saber as conseqüências que causam alguns tipos de drogas
Álcool
Cigarro
Maconha
Crak

4.1. Objetivos específicos
Conhecer os diferentes tipos de drogas.
Por que as pessoas consomem drogas.
Conhecer os efeitos das drogas no organismo.
Saber o que leva uma pessoa a ter dependência.

Ações
V - PLANO DE AÇÕES

1ª Etapa:
Reunindo a turma da 4ª série "B" , propomos a execução do projeto "anti-drogas", abrindo espaço à sugestões.
2ª Etapa:
Fizemos um debate colhendo opiniões e informações elaboramos o quadro cognitivo:
3ª Etapa:
Uma entrevista na televisão pelo Dr. Ronaldo Laranjeira que é psiquiatra e pesquisador sobre drogas afirma que existe seiscentos bilhões de dólares no mundo em função das drogas e, Dr.ª Juliana Brucher fisioterapeuta da estrutura familiar disse que, não existe família modelo para livrar das drogas, esta entrevista foi tema de debate de discussão entre a turma.
4ª Etapa:
Mobilizamos parte da sociedade para podermos realizar este trabalho. Contamos com a colaboração do Teleposto ( TV Escola ) onde conseguimos filmes que fala sobre as drogas que são consumidas livremente no país como: o cigarro, o álcool e remédios que matam tanto quanto qualquer outra droga. Nossas convidadas foram as professoras Jerusa e Maria que após os filmes de propagandas de várias drogas, falou sobre os perigos que causam na saúde das pessoas.
5ª Etapa:
Leituras de textos informativos, livros, jornais e revistas foi uma grande ajuda para descobrir que, vivemos no meio das drogas e muitas vezes não sabemos.
6ª Etapa:
A novela " O Clone " despertou um grande interesse na turma, todos os dias os alunos assistiam e anotavam o que eles mais gostavam dos personagns: Mel, Nando e Lobato havia um debate sobre as reações e atitudes que a droga causa no cérebro e provoca atitudes terríveis. A medida que assistiam a novela os alunos foram confeccionando cartazes e frases de alerta contra as drogas.
7ª Etapa:
No Laboratório de Informática, os alunos fizeram frases e acrósticos no programa Visual Class de alerta contra as drogas.
8ª Etapa:
Contamos com a colaboração da professora Eunice que trabalha no Desafio Jovem - local de recuperação de dependentes que, passou filmes, usou cartazes e uma dramatização sobre as drogas.
9ª Etapa:
No dia seis de abril de dois mil e dois, fizemos uma excursão no Recanto Manaim sede do Desafio Jovem para conhecer o local e, os alunos entrevistar as pessoas que se envolveram com várias espécies de drogas e agora buscam ajudas para se libertar do vício. No laboratório de informática os alunos usou o Paint para desenhar o painel do Recanto Manaim e no Word fez o relatório.
10ª Etapa:
Com ajuda dos pais dos alunos, dividimos em cinco grupos para conhecer o consumo de drogas nos bairros próximos da escola, o resultado foi assustador, de saber que existe um grande número de pessoas de todas as idades consumindo várias espécies de drogas e, pelo que parece nossas autoridades ainda não tomaram conhecimento da gravidade do fato.
Depois, foram para o laboratório de informática usando o programa paint e word na caixa de texto os alunos fizeram os gráficos que foi uma amostra por estimativa do consumo de drogas em cada bairro pesquisado. Depois digitaram o relatório.

11ª Etapa:
Na sala de aula, usando sucatas, os alunos fizeram maquetes dos bairros, para representar a condição de vida das pessoas. Com ajuda da novela " O Clone " que nos ajudou muito, os alunos fizeram lindos cartazes que demonstrava pessoas drogadas e frases de alerta contra as drogas. No laboratório no Visual Class, os alunos fizeram frases, mudavam o modelo da letra, cor, tamanho e efeitos de alerta contra as drogas.

12ª Etapa:
Os alunos usando a criatividade, usou o muro da escola para pintar desenhos e frases de alerta contra as drogas usando tintas, pincéis.

13ª Etapa:
Foi feita a exposição de todo o trabalho dos alunos na sala de aula e para a I Mostra de Informática, concluindo assim este projeto.

Atividade realizada após a visita ao Desafio Jovem, uma Instituição não Governamental que Ajuda Jovens dependentes químicos.
Word
Relatório dos Bairros
No dia quatorze de março de 2002 ,saímos em equipe para fazer uma pesquisa em cinco Bairros próximo da nossa escola. Para detectar se existe consumo de drogas nessa região.
Se existe, quais as drogas mais consumidas, qual o sexo mais envolvido, e que faixa está consumindo drogas.
Os Bairros visitados foram : Bairro São Francisco, Bairro Umuarama, Vila Ferreira, Setor Carajás e Vila Mutirão.
Ficamos surpresos com a grande quantidade de usuários de drogas de várias espécies, usadas por ambos os sexos e, não tem idade definida. Esperamos que essa nossa pesquisa seja divulgada e as autoridades competentes façam a sua parte oferecendo ajuda para quem usa e punindo a quem vende.
ALUNAS , 4ª "B'' Turno
VESPERTINO, Aline, Ana Paula.
Relatório da palestra do Conselho Tutelar
No dia treze de março de 2002, recebemos um membro do Conselho Tutelar, Eunice, e um grupo de teatro, que vieram nos prestar uma grande colaboração com a palestra sobre: "A prevenção do uso das drogas". Ela mostrou pra nós teatro, música, falas e cartas. Ela nos falou que lá no Conselho
Tem um rapaz que está recuperando das drogas. Ele não pode
vir no dia por que ele foi fazer uma palestra na Igreja. O grupo que sempre acompanha a Eunice em suas palestras participa de várias atividades: canta, faz teatro, são pessoas muito importantes. A tia Eunice nos mostrou que as drogas faz muito
mau pro organismo.
Alunas da 4ª ''B'' Turno Vespertino
Aline, Ana Paula.

Os filmes de alerta contra as drogas
No dia vinte sete de fevereiro 2002, assistimos a vários filmes, com a propaganda do cigarro, onde deixou bem claro os males
causados à saúde não só, para os fumantes ativos mas, também
aos fumantes passivos e ao meio ambiente como: o solo, o ar e
a água. Na maioria dos filmes os personagens das histórias
são animais como: o camelo, o cavalo, o gato, o cachorro e
o coelho. Isto, demostra que a fumaça do cigarro prejudica
não só, o organismo de quem usa, mais o meio ambiente
também fica poluído. O mais importante de tudo o que estamos fazendo e ter a consciência dos prejuízos que o uso das drogas trás, de um modo geral, para termos uma boa condição de vida.
Aluna da 4ª ''B'' Turno Vespertino
Excursão no desafio Jovem
Aos seis dias, do mês de abril, de dois mil e dois, fomos fazer uma excursão no Desafio Jovem que é uma casa de recuperação de pessoas usuárias de drogas. Fomos acompanhados pela professora Eunice que, faz parte do conselho Tutelar de menores e Adolescentes. Esta entidade não tem fins lucrativos, vivem de doações comunitárias. Tivemos contado com os jovens que nos contaram a história de suas vidas e os motivos que os levaram a se mergulharem no mundo das drogas e que chegaram no fundo do poço. O mais surpreendente foi saber que, a cada ano, diminui a faixa de idade para começar a usar todas as espécie de drogas possíveis.

Texto Informativo

O Dr. Ronaldo Laranjeira, psiquiatra e pesquisador sobre droga afirma que: existe um investimento de seiscentos bilhões de dólares no mundo em função das drogas.
O principal motivo de si envolver com as drogas buscam prazer. E as drogas estão baratas e cada vez mais forte e, isto permite que todas classes sociais tenham acesso.
OS jovens conseguem sua independência muito cedo e o mundo de informações ampla demais isto, contribui para os jovens se envolvem cada vez mais sedo com as drogas e, cada ano vai diminuindo a idade.
Até os anos sessenta a idade de envolvimento com drogas era de quinze anos acima, hoje , a faixa etária é de doze anos. Os pais , querendo a educação moderna aos filhos e as crianças sendo muito independência está falando a vigilância dos pais responsáveis que é um grande erro.
Julia Brucher - fisioterapeuta da estrutura familiar diz que: A família está passando por uma reestruturação social , econômica e familiar, por isso não existir uma família modelo para ser feliz. Esta felicidade tem que ser construída
e adaptada de acordo com as condições que lhes são impostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário